$

Cidades

Conheça opções de lazer oferecidas em Goiânia

2 anos atrás
Foto: Secom
Parque Vaca Brava
O Popular
Portal da Prefeitura de Goiânia

No último sábado (2), comemorou-se o Dia Nacional do Turismo e Goiânia é a capital brasileira com mais de um milhão de habitantes mais arborizada do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir de dados do Censo Demográfico 2010. Além de seus 30 parques ambientais disponíveis, os visitantes podem usufruir também de museus, teatros, circuito Art Déco, monumentos, centros culturais e de cerca de 1,5 mil opções de bares, restaurantes e boates.

Muitas pessoas vêm a Goiânia atraídos também pelas expressões econômicas do Estado como como agricultura e pecuária, vestuário e calçados, turismo de eventos e negócios, excelência médica em várias áreas, pólo universitário e industrial.

Situada no Planalto Central a 20 minutos de Brasília, 1h20 de Belo Horizonte e São Paulo, e 1h30 da cidade do Rio de Janeiro, via aérea, a capital goiana recebeu mais três milhões de passageiros em 2012, segundo dados da Infraero.

De acordo com o Censo Hoteleiro, Goiânia possuía, em 2010, 152 hotéis, 15.626 leitos, com ocupação média de 9.611 leitos por dia.

 

Confira abaixo alguns pontos turísticos da capital:

Bosque dos Buritis - O parque mais central de Goiânia é cheio de pequenos animais e permite passeio por entre as alamedas cercadas de árvores.

Horto Florestal - Abriga o Lago das Rosas e o Jardim Zoológico de Goiânia. É uma grande área verde que serve de lazer para famílias nos finais de semana.

Monumento à Paz - É uma ampulheta de 5 metros de altura e 500 toneladas, que abriga terras de vários países. Foi criada pelo artista plástico Siron Franco e está localizada no Bosque dos Buritis.

Monumento às Três Raças - É o símbolo da cidade. Ao projetá-la, a artista plástica Neusa Moraes simbolizou a miscigenação das três raças: branco, negro e índio.

Museu da Praça Universitária - O museu a céu aberto disponibiliza obras de arte de escultores locais.

Museu de Arte Contemporânea - Exibe e estimula a arte contemporânea. Inaugurado em 1988, tem 500 obras expostas, além de promover mostras temporárias e eventos.

Museu de Arte de Goiânia - Criado em 1969, tem mais de 600 obras de diversas categorias de artistas de expressão nacional e internacional.

Museu Goiano - Instalado em um dos prédios que compõe o conjunto arquitetônico da Praça Cívica, tem como principal missão preservar a memória de Goiás.

Painéis da Via Sacra - A maior galeria de arte a céu aberto do mundo é formada por 14 painéis de dez metros de comprimento por quatro metros de altura. Retrata os principais momentos da paixão de Cristo. Tem 16 quilômetros de extensão e simboliza a área limítrofe entre a Capital e o município de Trindade.

Parque Areião - Composto por áreas de reflorestamento e lagos é voltado principalmente para prática de esportes.

Parque Mutirama - Parque de diversões popular, numa grande área verde, em cujo interior encontra-se o planetário.

Parque Vaca Brava - Espaço contém um lago cercado por área verde, onde vivem centenas de aves.

Parque Flamboyant - Situado no Jardim Goiás, próximo ao estádio Serra Dourada, o Parque Flamboyant Lourival Louza foi construído numa área de mais de 125 mil metros quadrados. O parque possui dois lagos, pista para caminhada, pista para ciclismo e parque infantil, entre outras atrações.

Feira Cora Coralina - Acontece aos sábados na tradicional Rua do Lazer. Tem o nome de uma das mais ilustres poetisas e doceiras do Estado. É específica para os apreciadores deste tipo de guloseima.

Feira da Lua - Realizada nas noites de sábado na famosa Praça Tamandaré, o local apresenta os mais variados tipos de comida e produtos naturais. Conta com 930 expositores do setor de alimentos, artesanatos, produtos místicos e de recreação infantil.

Feira do Doce, do Mel e da Natureza - Ocorre sempre nas tardes de domingo na Praça do Sol. A exemplo das outras tradicionais feiras da cidade, está repleta de comidas e bebidas naturais, além de produtos artesanais. Ao total, 252 expositores.

Feira Hippie - Instalada em um ponto histórico da cidade, a antiga estação ferroviária, com vista para a Maria Fumaça. Pode-se comprar objetos artesanais, calçados, comidas típicas e produtos importados espalhados pelas milhares de bancas. É a maior feira ao ar livre da América Latina.

Praça Universitária - Ao circular toda a praça, o visitante irá encontrar as principais Universidades do Estado de Goiás e da capital: Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e Universidade Federal de Goiás (UFG).

Bairro de Campinas - A formação da “Campininha das Flores”, assim chamada pelos populares, teve início em 1810, muito antes de Pedro Ludovico Teixeira pensar em construir Goiânia. Porém, na década de 30, o início da construção da nova capital de Goiás fez com que a pacata cidade fosse aos poucos se transformando em um movimentado e tradicional bairro de Goiânia, o Setor Campinas.

Construções em Art Déco - Nos prédios espalhados pela capital goiana, o estilo que inspirou arquitetos do chamado Velho Mundo também influenciou construtores de Goiânia. A cidade e seus pontos em Art Déco são os únicos patrimônios tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico no país (Iphan).

Avenida Bernardo Sayão - Detém tradição de mercado atacadista na capital, a Avenida Bernado Sayão é um grande pólo confeccionista do país, conhecido por seus preços populares e grande variedade de lojas, principalmente no atacado.

Foto: Secom
Parque Mutirama. Veja mais fotos aqui
Parque Mutirama. Veja mais fotos aqui
Foto: Secom
Parque Flamboyant
Parque Flamboyant
329
servidas